terça-feira, 3 de maio de 2011

"Ofícina Pedagógica na EE João Alcântara"


Começou dia 26/04/2011 a Oficina Pedagógica na EE João Alcântara de município de Porteirnha, foram momentos de muita busca e troca de experiências, agradeço aos professores participantes pela dedicação e compromisso com os trabalhos.

O 1º Momento da Oficina Pedagógica com uso das TICs foi realizado no laboratório da escola, que por sinal é um ambente muito agradável com espaço suficiente para elaboração de vários trabalhos com os alunos, espero que a EE João Alcântara possa cada vez mais utilizar este espaço para o enriquecimento das aulas ministradas pelos seus professores.  


13 comentários:

  1. Quero aproveitar para parabenizar a equipe NTE de Janaúba pelo excelente trabalho prestado a E. E. João Alcântara.
    Léssia / Supervisora Pedagógica

    ResponderExcluir
  2. "QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ"
    Diante do imenso conhecimento dos nossos alunos, é necessário que o professor reflita sobre a sua ação pedagógica, priorizando o uso de vídeos, sites interessantes de pesquisas, divertimentos, jogos pedagógicos fazendo uso de uma ferramenta de trabalho atrativa e mais ampla.Por este motivo, estamos participando da Oficina Pedagógica com uso das tecnologias da Informação e Comunicação, oferecida pelos Técnicos Juliana e Anderson. Vale a pena participar! Excelente!!!

    ResponderExcluir
  3. Pesquisando uma aula diferente, encontrei no site http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8196 um trabalho com rimas muito interessante, onde o aluno poderá avançar no processo da alfabetização e reconcimento de rimas.Muito legal!

    ResponderExcluir
  4. Estou em um mundo globalizado onde a minha prática diz como sou professora e aprendiz. O meu desafio é melhorar os meus conhecimentos tecnológicos frente as TIC e proporcionar ao nosso educando uma educação de qualidade. Preciso muito melhorar os meus conhecimentos, pois a cada dia que passo no meu labor pedagógico sinto que ser professora nos dias atuais é um desafio, pois a evolução tecnológica tomou conta do espaço e se o professor não se adequar, nunca vai conseguir chegar lá.parabéns juliana e Anderson pelo exelente trabalho de vocês.Abraços Léia professora de Educação física.

    ResponderExcluir
  5. Quem sou como professor aprendiz?
    Sou uma professora que busca preparar os alunos para as novas tecnologias,desenvolvendo uma aula interativa.Aperfeiçou meus conhecimentos pela internet,levo para sala de aula atividades diversificadas das disciplinas trabalhadas.
    Quando preciso fazer mudanças na forma de ensinar,não tenho receio em buscar ajudar com os outros professores
    Hoje com a globalização é necessário que nós educadores mudemos o nosso perfil, pois precisamos estar sintonizados com os recursos informatizados.
    Nós profissionais da educação precisamos de informações generalizadas e abrangentes,necessitamos trabalhar com os alunos a formação da consciência além da disciplina específica.
    Na minha vida como professora,busco um entrosamento maior com as tecnologias,utilizando nas atividades diárias com meus alunos.
    Sempre procuro conquistar a confiança do aluno e mostrar para ele que não estou alí somente para ensinar,mas também para aprender junto com ele e que seus conhecimentos e experiências da vida são muitos importantes.


    Profª Liziane Kristine Marques Ribeiro


    Escola Estadual João Alcântara

    ResponderExcluir
  6. Adorei as aula de tecnologia da informação e comunicação que tivemos nos ultimos dias, pelos professores Anderson e Juliana, que por sinal são ótimos profissionais.Percebo que precisamos nos preparar para enfrentar o futuro que é a tecnologia dentro da sala de aula, não podemos esperar mais temos que nos modernizarmos juntos com todos esses recursos oferecidos para facilitar a nossa convivência neste mundo globalizado. Aproveitando a oportunidade elaborei uma aula de ciências e tentei levar a tecnologia para dentro da sala, com ajuda do notbook e do data show, apresentei um vídeo para os alunos,para a minha surpresa e alegria tudo deu certo,todos ficaram entusiasmados e felizes.

    ResponderExcluir
  7. Como professor e aprendiz, posso me considerar uma pessoa que se atualiza a cada dia, pois não somos conhecedores da verdade e sempre aprendemos algo com os nossos alunos. Na minha atuação como professora eventual, procuro desenvolver metodologias que despertem o interesse dos alunos em busca do novo. Como sabemos que a leitura é um ponto de partida para viajar no mundo da imaginação, busco inserir os meus alunos em um vôo mais alto e fantástico através do estudo, proporcionado pela leitura. Minhas práticas em sala de aula buscam despertar o interesse dos alunos de forma alegre para que os mesmos tenham o hábito de ler e escrever. Cada vez mais procurando inteirar com os assuntos de inovações de nossos cotidianos, falamos sobre os assuntos abordados, fazemos questionamentos e contextualizamos com sua realidade.

    ResponderExcluir
  8. MARIZA DIAS CAMPOS Prof. DA E.E. JOÃO ALCANTÂRA - BLOG: "NÃO SE PODE FALAR DE EDUCAÇÃO SEM AMOR"....25 de maio de 2011 às 10:31

    "PESQUISANDO UMA AULA DIFERENTE".... a AULA EM QUE ESCOLHI ME DESPETOU BASTANTE INTERESSE POIS PROPORCIONA AS CRIANÇAS A ConstruÇÃO de um comportamento revisor em relação a seu próprio texto e ao dos outros;eles percebem a pontuação como recurso utilizado pelo autor para orientar o entendimento do leitor;e Compreendem a importância de uma atitude de colaborativa...

    ResponderExcluir
  9. RELATÓRIO DE AULA REALIZADA NA E.E.JOÃO ALCÂNTARA PELA PROFª MARIZA DIAS CAMPOS....

    O Tema da aula foi PROBLEMAS AMBIENTAIS COM AGRAVANTES SOCIAIS.

    ESSA AULA TRATA-SE DO QUESTIONAMENTO DE ONDE É DESPREZADO O LIXO. Sabe - se que muitas pessoas, ainda, lançam seus lixos em vias públicas, rios, praias, mares, em terrenos baldios, margens de vias públicas, redes de esgoto, entre outros locais impróprios. O tema causou bastante discussão e debate entre a turma, principalmente quando foi lhes apresentado o filme: Ilha das flores. Desenvolveu-se entre a turma através da discussão o entendimento e consequentemente uma aprendizagem dos metodos utilizados em sua cidade.

    ResponderExcluir
  10. Foi realizada no dia 23/05 a Festa das Mães da E. E. João Alcântara. Tal atividade foi um trabalho em equipe desenvolvido pelos funcionários da escola enfatizando o uso das tecnologias. Dentre as referidas tecnologias, foram utilizados nesse evento: som, datashow, notbook, filmadora e câmera digital. Tal ação teve o apoio do NTE Janaúba e a participação efetiva da comunidade escolar.

    ResponderExcluir
  11. MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA13 de junho de 2011 às 16:31

    Como professor e aprendiz percebo o quanto se faz necessário ampliar os conhecimentos tecnólogicos para uma maior interação entre o saber.O aprendizado não se limita somente dentro da sala de aula,mas sim extravasa os lugares distantes,bem como pela via internet.

    ResponderExcluir
  12. Mônica Albuquerque disse...
    Como professora e aprendiz sinto a necessidade de estar sempre atualizada ,principalmente neste mundo globalizado.
    Trabalho atualmente, no curso Pós-médio e como supervisora pedagógica.Trabalho com as disciplinas de Metodologia para Educação Especial e Fundamentos da Didática.Desenvolvi uma aula em Educação Especial, onde trabalhei com minhas alunas sobre a deficiência física e como recurso tecnológico usei a televisão e o DVD, passando o filme "Meu Pé Esquerdo".E onde as minhas alunas desenharam um desenho usando o pé esquerdo, se colocando no lugar do personagem.Foi uma experiência muito gratificante.
    Não sou apaixonada por computadores, mas procuro me atualizar e adaptar com esses novos recursos.E com isso me torno sempre uma eterna aprendiz nos meus trabalhos escolares.

    ResponderExcluir

Tecnologia na Educação