Relato dos professores




Aplicando na sala de aula...
Novas tecnologias surgem a todo o momento e nos deixam com a sensação de que estamos sempre a recomeçar. Rever nossos conceitos e práticas significa recontextualizar o que construímos em outras situações, isto é, ressignificar o que já possuía algum significado anteriormente construído ou tomar consciência de hábitos automatizados sobre os quais deixamos de refletir. Afinal, somos seres inconclusos e em constante processo de aprendizagem.


"Foi muito gratificante e importante trabalhar a aula através dos recursos tecnológicos, porque houve mais interesse e participação dos alunos com os quais trabalhei. Isso fez com que eu analisasse a minha maneira de trabalhar envolvendo também as outras turmas, pois se tornou uma aula atrativa, dinâmica e diferente para eles, e para mim só vem enriquecer o meu trabalho."
Professora Rosenei da EE Comendador Viana - Espinosa
 
"Ao aplicar o plano de aula nota-se que a principio os alunos tiveram uma certa dificuldade em manusear os equipamentos, apesar das limitações, os alunos conseguiram fazer as atividades de modo satisfatório, e se envolveram com um entusiasmo inicial de poder usar o laboratório de informática, a partir daí ao descobrir a atividade em si, deu lugar a novas descobertas que envolveu e animou os alunos. O que facilitou a condução dos trabalhos, que fluiu a partir do momento em que o aluno teve contato direto com a máquina e com as orientações dadas pelo professor eles se envolveram um pouco mais com a proposta, tornando satisfatório tanto para os alunos, como para o professor."
Professor Esmilto da EE Comendador Viana - Espinosa 


"Os alunos se envolveram na atividade proposta de maneira prazerosa e com entusiasmo. A proposta envolveu a todos. O desenvolvimento da atividade ocorreu na sala de informática."

Professora Cleide da EE Comendador Viana - Espinosa


"Tive bastante receio no inicio, mais o objetivo foi alcançado, as aulas com recursos tecnológicos é bem aceita pelos alunos e o retorno é a aprendizagem de forma prazerosa para o educando."

Professora Mara Rosileia da EE Comendador Viana - Espinosa



"Quando faço uso de qualquer tecnologia, o envolvimento dos alunos é hiper legal. Todos ficam animados e as aulas são compreendidas mais facilmente. Quem é que não gosta do novo, não é mesmo"

Professora Maria José da EE Comendador Viana - Espinosa


"Fiquei muito satisfeita, pois os recursos tecnológicos incentivam uma maior participação dos alunos e a aula fica bem mais interessante."

Professora Meire Realina da EE Comendador Viana - Espinosa



"Deparei-me com a necessidade dos alunos de terem acesso sim a essas tecnologias, uma vez que os mesmos são carentes e não tem acesso em casa a internet ou a outras tecnologias. Pude perceber o papel que um professor bem preparado pode desempenhar com seus alunos, possibilitando a eles uma melhor aprendizagem e compreensão do mundo, oferecendo oportunidades de acesso ao mundo tecnológico."

Professora Cláudia Amália da EE Comendador Viana – Espinosa



"Tenho recomendado os meus colegas professores, a buscar novas alternativas para inovar suas aulas, e tem funcionado bem. Estamos aguardando novidades do NTE."

Gislaine Christina Diretora da EE Comendador Viana – Espinosa



"A princípio fiquei insatisfeita com os imprevistos, mas depois de procurar outras alternativas vi que a aula teve bom aproveitamento pelos alunos. Os alunos ficam muito animados quando se usa recursos tecnológicos nas aulas."

Professora Eliane Tolentino da EE Comendador Viana – Espinosa



"Eu fiquei muito satisfeita. A aula foi muito proveitosa, todos participaram e graças aos recursos tecnológicos a aula ficou prazerosa. Hoje posso afirmar é necessário que busquemos novos instrumentos para a nossa prática pedagógica possa ser sempre inovadora e que proporcione novas descobertas para nós professores e para os nossos alunos."
Professora Elizabeth da EE Irênio Pinheiro – Mato Verde



"Os recursos tecnológicos podem até falhar no momento, mas eles são importantíssimos na sala de aula, e ainda que falhem o que não pode faltar é o nosso encantamento, amor e vontade de fazer a diferença na sala de aula com as nossas crianças."
Professora Marilúcia da EE Irênio Pinheiro – Mato Verde



"Foi uma aula produtiva e enriquecedora, onde os alunos interessaram participando e discutindo sobre o assunto proposto.
Professora Vânia Maria da EE Irênio Pinheiro – Mato Verde



"Muito satisfeito. Essa experiência foi ótima, os alunos adoraram. Gostei tanto que já tenho duas aulas planejadas do mesmo jeito. Uma é com um vídeo do you tube que eu encontrei sobre substantivos. E a outra é a visualização do filme "Busca Implacável" no data-show."

Professora Erika da EE Prof. José Américo – Mato Verde



"Muito contente com o auxilio da supervisora executamos um bom trabalho."

Professor Narciso da EE Prof. José Américo – Mato Verde



"A aula foi dentro do esperado. Utilizei o data show para introduzir o conteúdo e foi muito bom."

Professora Islene da EE Prof. José Américo – Mato Verde



"O resultado foi bastante satisfatório. Sei que estou no caminho certo."

Professora Ana Lúcia da EE Alcides Mendes – Porteirinha



"A aula foi envolvente, todos os educandos participaram ativamente, com atenção ao tema trabalhado e questionamento sobre o Gênero Provérbios.
No início houve um pouco de demora por parte dos alunos, pois nem todos têm habilidades de usar a informática, mas com ajuda todos acabaram conectando e fazendo a atividade indicada, como era uma aula planejada e testada anteriormente, todos os sítios funcionaram normalmente."


Professora Milva Rosa da EE Alcides Mendes – Porteirinha


"Por ser desenvolvida de forma diferente, com certeza houve mais interesse, mesmo com o problema do som. Pretendo trabalhar muitas outras atividades utilizando outras tecnologias."

Professora Maria de Fátima da EE Miguel José – Porteirinha



"Ficaram todos encantados com a enorme tv da escola, e houve questionários e debate dos filmes. Testei todos antes do funcionamento. Muito satisfeita com todos os objetivos alcançados, devido o debate acontecido e os conhecimentos adquiridos."

Professora Regiane Paula da EE Ione Silveira – Mato Verde




"A aula foi muito proveitosa, as crianças gostaram e percebi maior esforço e empenho das crianças. Todos ficaram encantados e sempre cantando os trava línguas, foi uma experiencia fantástica ter juntado as turmas e usado a tecnologia em nossas aulas."

Professora Evaneide Silva da EE Nha Gui - Janaúba

"A aula com o uso dos recursos tecnológicos foi mais atrativa, pois houve mais interação dos alunos com o tema estudado.Os alunos interagiram fazendo perguntas e até mesmo comentando sobre o assunto visto na internet e reportagens. É satisfatório quando você planeja uma aula e percebe que houve uma participação dos alunos."
Juscinete Barbosa da EE Ione Silveira - Mato Verde


"Com os recursos tecnológicos, a aula ficou interessante com apresentação da  construção da Árvore Genealógica da família dos alunos.Fizeram perguntas sobre o tema, e o interessante que todos participaram do debate e pesquisa dos familiares. Interessante dizer que a atividade ministrada foi um sucesso, com a participação dos alunos."
Juscilene da Silva da EE Ione Silveira - Mato Verde
Sentir muito útil em trocar conhecimentos com meus alunos, sei que não só ensinei, mas como também aprendi muito com eles. Foi nota 1.000. Acredito que após as oficinas as minhas aulas terão mais emoção, pois baixar vídeos e até montar os meus próprios videos, ajudará e muito no meu trabalho. 

Marislene Rodrigues da EE Ione Silveira - Mato Verde


A AULA FOI BASTANTE DINÂMICA E PRODUTIVA, FAVORECENDO UMA MELHOR COMPREENSÃO DE TODOS.
Renato de Oliveira da EE Ione Silveira - Mato Verde
Minhas aulas  foram super aproveitadas e participativas , pois disponibilizamos de Tv 52 polegadas, data show, aparelhos de som, maquina digital, recursos  que os alunos poderam  de uma forma agradavel interagir com os programas por eles apresentados..
Maria Cleusa da EE Ione Silveira - Mato Verde

Os alunos se envolveram bem.Acompanharam todos os passos da aula e demonstraram ter  compreendido o assunto tratado.Muito satisfeita devido ao sucesso que foi em participação e envolvimento dos alunos e em resultados diante dos objetivos esperados.
Evaneide Silveira da EE Ione Silveira - Mato Verde
A aula foi ótima e muito proveitosa.Os alunos se sentiram motivados e atraídos pela aula.Tudo funcionou muito bem.Eu fiquei satisfeitissima com a aula, pois pude perceber que os meus alunos ficaram interessados pelo o que estavam vendo e aprendendo. Adorei a aula.

Laís C. Silva da EE Ione Silveira - Mato Verde

Foi uma aula que teve a participação expressiva dos alunos, na qual pudemos estudar o conteúdo de forma clara, com os recursos utlizados na aula ministrada. Para o professor, deve sempre usar os recursos, para que seus objetivos sejam realmente alcançados, pois prova a responsabilidade e comprometimento com a difícil e prazerosa tarefa de ensinar. Diante desta aula maravilhosa estou muito satisfeita com o desenvolvimento das atividades.
Elizabeth Costa da EE Ione Silveira - Mato Verde

Satisfeitíssima!!!! Ah! Não só com a aula supracitada, como também com as diversas outras que se seguiram, pois minhas aulas agora são planejadas  após consulta ao portal do professor e vou fazendo as adaptações necessárias.  A capacitação me forneceu conhecimento dos recursos de informática e sua utilização em sala de aula, a interação com o portal do professor, com colegas e alunos através do blog... Acesso outros sites educativos, baixo vídeos e curtas... Não dá para ser a mesma professora depois desse curso. Obrigada, Anderson e Juliana!!!!!!!!
Yolanda Maria dos Santos Martins da EE Prof. José Américo - Mato Verde
 
Foi uma aula bastante intessante, significativa e mais prazerosa, nas turmas de 1º ano do ensino médio, facilitou  bastante a aprendizagem com o uso da tecnólogia  no ambiente escolar. Os alunos  envolveram, suas quatro habilidades  comunicativas e estratégias de leitura  da Língua Inglesa atravéz da tecnologia.Valeu a pena! Foi bastante gratificante toda a aquisição de conhecimentos ao longo das sessões, pois contribuiu bastante para o enriquecimento das minhas competências em TIC.
 
 
Maria Jussara da Paixão Mendes da EE Mestre Tomáz Valeriano de Araújo - Porteirinha

Tecnologia na Educação