quinta-feira, 25 de agosto de 2011

"Conhecendo uma experiência"

Conhecendo uma experiência didática com o uso dos recursos tecnológicos envolvendo conteúdos curriculares utlizando os sites pesquisados como o CRV - Centro de Referência Virtual do Professor https://www.educacao.mg.gov.br ou o Portal do Professor http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html.

34 comentários:

  1. Achei muito interessante a proposta da pedagoga Dalva Dias no seguinte endereço: http://pedagogia.loveblog.com.br/157073/Experiencia-didatica-com-uso-de-recursos-tecnologicos/
    A autora aborda o uso dos recursos tecnológicos na disciplina Matemática, envolvendo os conteúdos: espaço e forma, tratamento da informação, além de números e operações. Vale a pena conferir. NILMA LÉSSIA - SUPERVISORA PEDAGÓGICA E. E. JOÃO ALCÂNTARA.

    ResponderExcluir
  2. Quem sou como professor aprendiz?
    Sou uma professora que busca preparar os alunos para as novas tecnologias,desenvolvendo uma aula interativa.Aperfeiçou meus conhecimentos pela internet,levo para sala de aula atividades diversificadas das disciplinas trabalhadas.
    Quando preciso fazer mudanças na forma de ensinar,não tenho receio em buscar ajudar com os outros professores
    Hoje com a globalização é necessário que nós educadores mudemos o nosso perfil, pois precisamos estar sintonizados com os recursos informatizados.
    Nós profissionais da educação precisamos de informações generalizadas e abrangentes,necessitamos trabalhar com os alunos a formação da consciência além da disciplina específica.
    Na minha vida como professora,busco um entrosamento maior com as tecnologias,utilizando nas atividades diárias com meus alunos.
    Sempre procuro conquistar a confiança do aluno e mostrar para ele que não estou alí somente para ensinar,mas também para aprender junto com ele e que seus conhecimentos e experiências da vida são muitos importantes.


    Profª Liziane Kristine Marques Ribeiro

    Escola Estadual João Alcântara

    ResponderExcluir
  3. Adorei a realização da Oficina "Conhecendo uma Experiência", pois aprendi a navegar em sites interessantes e a usá-los no planejamento de minhas aulas. No portal do Professor, por exemplo, é possível encontar sugestões de aulas agrupadas por tópicos de conteúdo que são muito úteis para nossa estratégia de ensino. Porém fiquei muito triste, porque não consegui baixar os vídeos do you tube usando o realplayer como vcs ensinaram. Até Breve!
    Érica Rodrigues
    E.E. Professor José Américo Barbosa
    Mato Verde

    ResponderExcluir
  4. É indescritível a infinidade de recursos e estratégias que são apresentadas nas oficinas e sites educativos elencados neste blog. A iniciativa deste trabalho favorece um salto no processo de planejamento de todo educador e consequentemente a aprendizagem dos alunos e professores.
    Josimara Almeida Domingues
    E.E. Irênio Pinheiro - Mato Verde

    ResponderExcluir
  5. É fundamental que todo educador tenha conhecimenento dos recursos disponíveis nas sugestões da Oficina "Conhecendo uma Experiência", o que amplia a ação do professor e consequentemente o sucesso dos alunos.Os alunos assistiram o Video sobre Recuirsos renováveis e não renováveis, discutiram sobre o assunto, pesquisaram e desenvolveram atividades em sala de aula. Foi um sucesso!
    Juvenila de Freitas Almeida - Ninha
    Diretora /E. E. João Alcântara- Porteirinha.

    25 de maio de 2011 10:52

    ResponderExcluir
  6. Foi de suma importância as "oficinas Pedagógicas com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação- tic" , pois ampliou os meus conhecimentos e consequentemente o sucesso dos alunos.
    Vânia Fagundes
    E.E. Irênio Pinheiro - Mato Verde

    ResponderExcluir
  7. A aula que foi trabalhada com os alunos com o tema o leão e o ratinho foi muito interessante Fizemos a interpretação oral e a escrita e uma produção de textos.
    E como encerramento , eu trouxe meus alunos para o laboratório de informática e a fábula foi apresentada no computador.
    Foi muito gratificante pois pude ver a alegria e o interesse de meus alunos e isso superou as minhas expectativas percebendo assim que a tecnologia deve caminhar junto com o desenvolvimento de meus trabalhos para um melhor desempenho dos mesmos.

    ResponderExcluir
  8. Achei o maximo as experiências realizadas durante os dias de oficina,pois,sai renovada cheia de novas expectativas para a realização do meu trabalho.Agora,que aprendir a navegar nos sites para o professor,tudo estar sendo mais facil.O portal do professor,é o que mais tenho ascesso,atraves dele realizei uma pesquisa juntamente com os meus alunos,sobre festa junina,genero textual:receita.O resultado foi positivo,alcançando o nosso objetivo.

    ResponderExcluir
  9. Colegas, gostei muito da aula postada no portal do professor sobre o lixo, "E eu com isso!?" excelente para o nosso projeto, com várias atividades e vídeo. confiram...

    ResponderExcluir
  10. Colegas,
    Achei interessante a aula postada no portal do professor,"Identificando os elementos e as fases de narrativas". Vou usar na minha turma e recomendo a todos.
    Alex Sandra S. Castro Cruz
    E.E. Comendador Viana

    ResponderExcluir
  11. cordelucia ramos batista26 de junho de 2011 às 21:34

    Achei muito legal a aula postada no portal do servidor, "Desmatamento e queimadas: Onde vamos parar?"
    O vidéo da canção "cadê" é maravilhoso, confiram.
    Cordelúcia Ramos Batista Chaves
    26-06-11

    ResponderExcluir
  12. Achei sugestões postada no portal do servidor,Numeros inteiros,vai ser interessante aplicar em sala ,para melhor compreensão dos alunos.
    Meire Lima

    ResponderExcluir
  13. Tanto o site do CRV quanto o Portal do professor são de grande serventia para nós professores, pois os mesmos nos oferecem sugestões de aulas, atividades, videos, que vem facilitar o nosso trabalho e também aprendizagem dos alunos.

    ResponderExcluir
  14. Colegas, gostei da aula "medidas de comprimento: usando a fita métrica". Encontrei no portal do professor. São várias atividades interessantes. Confira.

    ResponderExcluir
  15. A viagem fantastica aos livros
    A viagem fantástica aos livros é um projeto criado por uma professora do interior de goiás. Achei muito interessante esse projeto de leitura poiis o mesmo incentiva a leitura não só dos alunos mas também dos pais.
    Vale a pena dar uma espiada!!!

    ResponderExcluir
  16. Minha experiência no acesso ao CRV não é tão boa, as aulas são muito enfadonhas, longas e alguns conteúdos dependendo o assunto de difícil acesso para encontrá-los. Penso que as aulas deveriam ser mais praticas, mais curtas, há conteúdos que são muito extensos e acabam cansando os alunos devido a grande quantidade de aulas para desenvolvê-los. As aulas são muito instrutivas, deveriam ter mais aulas em slids para uso em Data Show. E também vídeos curtos relacionados aos assuntos. É claro que ao utilizarmos as aulas do CRV nós a adequamos de acordo com as necessidades dos alunos, mas deveriam ser mais interessantes

    ResponderExcluir
  17. Aviagem fantástica aos livros
    Achei interessante o prjeto de leituta da professora do interior de Goiás, onde incentiva a leitura dos pais e dos alunos.

    ResponderExcluir
  18. Achei as aulas postadas no CRV e no Portal do professor o máximo.Ambos são de grande serventia para nós educadores pois nos auxiliam na educação dos nossos alunos.Ilma Antunes Araújo Lopes. Porteirinha 03-07-2011

    ResponderExcluir
  19. Observei o quanto é importante os profissionas,estarem aptos a trabalhrem acessando o CRV, os blogs que se referem a educação, é muito bom a troca de experiência, e as novas informações adquiridas. pois enriquecem os nossos trabalhos como educador.

    ResponderExcluir
  20. As sugestões do portal do professor mostra as experiências vivenciadas por muitos professores e isso nos auxiliam a melhorar nossas práticas de ensino.
    Acesse o portal do professor:http//portaldoprofessor.mec.gov.br

    ResponderExcluir
  21. eduvigesaparecida.blogspot.com3 de agosto de 2011 às 11:57

    As atividades realizadas,e as pesquisas no blog no que refere aeducação nos auxilia na prática pedagógica e aprendizagem dos alunos sera significativa.

    ResponderExcluir
  22. Aqui vai um plano de aula que foi executado com os aluno do PAV(8°e 9°), eles adoram e foi tiradodo site do CRV DA SR.

    Língua Portuguesa - Fundamental - 6º ao 9º

    Título: Histórias em Quadrinhos / Tiras Quadrinizadas
    Ver_comentarios
    Comentar

    Tipo de Recurso: Roteiros de Atividades
    Eixo Temático: Gêneros Textuais
    Tópico: A organização das seqüências textuais
    Habilidade: : Reconhecer e comparar os gêneros dos textos
    Duração: 02 Tipo de Atividade: Trabalho em grupo
    Palavras-chave: gênero, textos, organização
    Autor: lacinia ferreira da cruz E-mail: laciniaferreira@hotmail.com
    Data
    de Criação: 09/12/2008 Status: Final

    Providências para a realização da atividade:
    - Formação de duplas por meio de dinâmica: números pares e ímpares.
    - Entregar aos alunos as cópias dos textos para a realização de leitura prévia.

    Pré – requisitos: Conhecer os suportes já estudo anteriormente.

    Possíveis dificuldades:
    - Capacidade em perceber as seqüências das cenas que resultam no humor da situação proposta pelo autor.
    - Capacidade em identificar e estabelecer comparações entre a temática ou sentido geral do texto Tiras em Quadrinhos cuja compreensão do efeito de sentido envolve linguagem verbal e não - verbal e situações de contextos subentendidos.

    Metodologia: Seqüências textuais

    - Agrupar os alunos (duplas) de acordo com a dinâmica proposta.
    - Ler os texto e realizar o estudo dos mesmos com a intervenção do professor (a), sempre que necessário.
    - Por meio de questionamentos, investigar a compreensão da turma sobre o Gênero Textual e os resultados da análise comparativa da temática proposta nas situações de conflitos.
    - Sistematizar as conclusões obtidas comuns às duplas.
    • GÊNERO TEXTUAL: TIRAS QUADRINIZADAS
    - Finalidade ou função do texto: provocar o riso, divertir o leitor, promover o humor.
    - Discurso: Direto – diálogo entre as personagens reproduzido em balões da fala.
    - Linguagens utilizadas: verbal e não – verbal
    - Construção de cenas para que os leitores compreendam a situação proposta pelo autor (seqüência dos fatos por meio da” animação” das personagens – idéias de movimentos e atitudes.
    - Recursos gráficos: desenhos que facilitam a compreensão das expressões das personagens (riscos em torno do rosto ou dos pés das personagens, redemoinho no alto da cabeça, bolhas no aquário e produzidas pela personagem, gotas de suor etc.)
    - Suportes em que poderíamos encontrar o texto: Gibis, Folhinha – suplemento da folha de São Paulo, Internet – site Portal da Turma da Mônica, www.monica.com.br

    ResponderExcluir
  23. Sou Marislene, supervisora da E.E.Ione S. Mendes e acredito que depois destas Oficinas as nossas aulas jamais serão as mesmas, os nossos professores estão empolgados, pois esses sites relacionados acima tem contribuído e tanto para melhorar a prática em sala de aula,com o portal do professor não tem como para um professor pesquisador se queixar, ele nos apresenta várias formas de trabalhar os diversos conteúdos, amei e estou propagando na minha escola para aqueles colegas que não participaram das oficinas a fazerem uso dos sites. Obrigada a toda a equipe de Janaúba pelo apoio.

    ResponderExcluir
  24. A AULA DE LITRATURA QUE EXPLIQUEI SOBRE O REALISMO X NATURALISMO FOI ATRAVES DO SLIDE NA SALA DE VIDEO,OS ALUNOS FICARAM BEM EMPOLGADOS SENDO QUE ESSA AULA FOI RETIRADO DO SIT DO PORTAL DO PROFESSOR.MEC.

    ResponderExcluir
  25. O site do CRV traz ótimas sugestões de aulas de geografia nos diferentes níveis de ensino.Os videos do youtube podem também ser boas referencias para reforçar as aulas ou torna-las bem mais atrativas.

    ResponderExcluir
  26. Durante esta última semana usei várias aulas do site "portal do professor do MEC",entre elas a da professora Alinne Grazielle de Uberlândia, usei em sala os vídeos sobre a "Economia Açucareira e Trabalho Colonial no Brasil- parte I e II o que deixou minha aula mais interessante, atraente e significativa para meus alunos. Obrigada a equipe da SRE pelas dicas.

    ResponderExcluir
  27. O portal do professor é uma excelente ferramenta de trabalho para o educador. As aulas já aparecem prontinhas, dispensando todo aquele cansaço mental e físico que envolve o planejamento. Gente, isso é demais! Além da dinamização do nosso trabalho, da atualização, da inserção dos novos recursos tecnológicos. Excelentes materiais! Como nesta escola sou PEUB, procurei por material de incentivo à leitura no espaço escolar. Vai ums dica: "aprendendo a escrever um diário de leitura". E, vou em busca de outros materiais... Tiaaauuuuu!!!!!!

    ResponderExcluir
  28. No Portal do Professor trás excelentes sugestões de aulas que podemos utilizar na sala de aula.

    ResponderExcluir
  29. OLA PESSOLA
    Depois de pesquizar no CRV ,Sujestões de Aulas, encontrei uma uma aula ótima com o temA MÚSICA , onde vc trabalha com montagem e colagem ,reproduzir uma imagem de uma pessoa dançando , isto é feito numa folha de papel sulfite A-4.
    Pode apostar que a aula é muito interessanta.

    ABRAÇOS/MARIA CLEUSA

    ResponderExcluir
  30. Estou empolgada,imagine meus alunos,ja estou preparando minhas aulas,com o uso dos recursos tecnológicos.pesquiso o crv e o portal do professor.Estou achando o máximo.prático e interessante

    ResponderExcluir
  31. Planeta Água
    Foi uma experiência fantástica trabalhar com o tema Meio Ambiente
    com a música e o video de Guilherme Arantes, sobre a Planeta Água.
    Confira atavés do link abaixo.
    http://letras.terra.com.br/guilherme-arantes/46315/#selecoes/46321/

    ResponderExcluir
  32. quinta-feira, 18 de agosto de 2011Trabalhando com: O VÍDEO - O CORTIÇO - ALUÍSIO AZEVEDO
    Depois da "Oficina Pedagógica com o uso das tecnologias da informação", aprendi a usar vídeos em minhas aulas, está sendo muito bom... diferente e mais interessante, veja este, para trabalhar Romance de Aluísio Azevedo O Cortiço, um marco do naturalismo brasileiro, sendo a obra mais importante deste movimento.

    http://www.youtube.com/watch?v=voM7cP2VltA&feature=related

    ResponderExcluir

Tecnologia na Educação